Logo
  1. Grito Rock agitou as areias de Candeias

    por Sabbahana Cavalcanti em 07/03/2012

    Praia de Candeias

    Natália, da banda Dunas do Barato

    Lula Côrtes

     O rock inspirador do maior festival integrado das Américas desembarcou na cidade do Jaboatão dos Guararapes, envolvido pela maresia da praia de Candeias.  Realizado há dez anos no Brasil, o “Grito Rock”, abre o espaço para bandas iniciantes ou não, com o objetivo de desenvolver um intercâmbio cultural. Já esteve presente em 200 cidades, aumentando em 55% o número de realizadores de 2011, quando 130 cidades sediaram o festival, em 10 países. Plataforma eficaz para fomentar a circulação de artistas pelo Brasil, o evento fez questão de deixar sua marca registrada em um lugar tão consagrado como a nossa cidade, pela sua essência única de influência no estilo.  Completou sua primeira década de atuação na música independente brasileira e também realizou sua primeira edição na orla.  

    Os shows tiveram início numa tarde de sábado, (03/03), em frente ao Mercado do Peixe, onde se apresentaram as bandas Mabombe, Transmissão Clandestina, Os Nelsons (BA), Dunas do Barato, Glauco e o Trem, Johnny Hooker & Candeias Rock City, Fiddy, Allen Jerônimo e Rave de Raiz. Os músicos incendiaram o público com suas letras e a forte influência abraçada das raízes daquele considerado um dos maiores ícones da música nacional e representante do “udigrudi” em Pernambuco: Lula Côrtes, símbolo da cultura e arte pernambucana, que teve seu caminho marcado por grandes sucessos.

     Lula Côrtes

    Côrtes foi pioneiro em unir o ritmo regional ao rock and roll, lançou três discos, sendo dois na primeira metade da década de 1970 - um com o cartunista Laílson (o LP Satwa) e outro em 1974, com Zé Ramalho. Este, chamado Paêbiru - O Caminho da Montanha do Sol, tão cultuado e raro, já que quase todas as cópias do álbum foram destruídas em uma inundação. Os três trabalhos chegaram a liderar a lista de discos mais vendidos na categoria World Music quando foram lançados em 2008 nos Estados Unidos por uma gravadora independente, a Time-Lag Records.

    Lula Côrtes encantou a todos também com seu dom como pintor, que unia de forma tão peculiar técnica, observação e emoção em um só sentido. Em sua homenagem, após seu falecimento em 2011, músicos inspirados pelo mestre tiveram fundaram o Instituto Candeias, que nesse ano cumpre a missão de celebrar a primeira de muitas vitórias para a música independente da cidade, com o Grito Rock, que leva bandas do Brasil inteiro para o palco com seu nome, pretendendo se estabelecer no calendário anual da cidade. É uma nova fase da música nacional em parceria com a Rede Fora do Eixo e a prefeitura da cidade. Noite memorável para atmosfera musical do estado.



  • Lula Côrtes sempre em nossos corações

    Juciene

    12/03/2012
  • Bela iniciativa!!! Eu q vi o Abril pro Rock nascer fico muito feliz com iniciativas desse tipo. Parabéns!!

    Silvio Romero

    08/03/2012
  • Parabéns pela matéria...esta é apenas a primeira, de muitas que virão!! Sucesso!!

    Edinaldo Rodrigues de Oliveira Junior

    08/03/2012
  • Grande nota sobre o evento, valorizando grandes detalhes.

    Renatha Mansur

    07/03/2012
  • Parabéns pelo texto Sabbahana. Muito bom mesmo! *-*

    Fernando Reis

    07/03/2012
Formulário de Comentários