Logo
  1. Solteirice - Adeus em Época de São João

    por Sabbahana Cavalcanti em 23/05/2012

     

    Raro exemplar da arquitetura do século IXI, o Mercado de São José é o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil. Inspirado no Mercado de Grenelle, em Paris, foi inaugurado no dia 07 de setembro.  Lá antigamente era palco ideal para os mágicos, acrobatas e ouviam-se sons de pandeiros, zabumbas, cavaquinhos e sanfonas. O Mercado já foi o maior centro no Recife de cantadores, emboladores e da literatura de cordel. Considerado um importante centro de abastecimento do bairro de São José e um ponto de atração turística na cidade do Recife, principalmente quando se aproxima de épocas de festejos como o São João, onde o local torna-se referência.

    Nesse período do ano aumenta a procura por artefatos relacionados a essa data, e claro, algo que nunca é esquecido: as simpatias.  Sim, para você que nunca tentou, saiba que depoimentos é que não faltam para comprovar esses milagres. As mais pedidas são para arrumar marido; namorado; e até mesmo saber se o casório está perto. Uma das mais engraçadas é a simpatia de Santo Antônio, outra referência de união de laços no relacionamento. É só colocar o santo de cabeça para baixo mergulhado em um copo de água, que você terá seu amado em seus braços.  Agora só tire o santo se seu desejo for realizado.

    Já para ser pedida em casamento, é só usar uma fita vermelha no sutiã, entre os seios por sete dias. Após esse prazo, coloque-a em um envelope, lacre-o e coloque no altar do Santo Antônio. Reze pedindo pelo seu desejo e acenda uma vela de sete dias. O mais curioso nessa história de crenças populares, é que o Mercado passou a ter esse nome, por ter sido edificado no bairro de São José, que também é um santo casamenteiro. Referência é o que não falta para acreditar nessa tradição. Então, não custa tentar.

    Quem sabe seu pedido é realizado? 



Formulário de Comentários